CDL recebeu representantes do Banco Central

Dentre os assuntos abordados, a falta de troco no comércio


m reunião realizada com os analistas do departamento do Meio Circulante do Banco Central, Valdir Honório Teixeira e Sérgio de Castro, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fernando Ramos Jayme, falou sobre a falta de moedas e da pouca quantidade de cédulas de menor valor, o que causa transtornos aos comerciantes com a dificuldade de passar o troco. Também acompanhou o encontro o supervisor administrativo da entidade, Nevilton do Carmo Oliveira.

Segundo o dirigente a principal causa do problema está no hábito do brasileiro em guardar moedas. “Elas existem, só não estão em circulação”, afirmou, seguido dos analistas que informaram que os bancos são constantemente abastecidos, mas, devido a estabilidade na economia o consumidor acaba guardando as moedas em cofrinhos para economizar ou até mesmo colecionar.

Durante a reunião foi abordada ainda a divulgação das novas notas do Real e de como comerciantes e consumidores devem se prevenir contra a falsificação.

Quanto as novas cédulas, os analistas tranqüilizaram a população informando que não há necessidade de se fazer a troca das cédulas antigas pelas novas na rede bancária, pois os dois modelos irão circular por tempo indeterminado.

Conforme Valdir Honório e Sérgio de Castro nesta primeira etapa somente as notas de 50 e 100 foram colocadas em circulação, porém até 2013 todas as novas cédulas serão lançadas. Ainda, de acordo com os analistas, não mais será lançada a nota de 1 real, sendo que o BC priorizará a emissão de moedas devido a durabilidade e o custo-benefício serem mais viáveis.

Em relação à falsificação de cédulas, a recomendação é de que consumidores e comerciantes verifiquem pelo menos quatro itens de segurança: a marca d’água, o alto relevo, a faixa holográfica e o número escondido. Os analistas lembraram que os elementos de segurança das novas notas que estão em circulação podem ser obtidos no site www.bcb.gov.br.

Assessoria de Imprensa - CDL Rio Verde

Compartilhe

Comente: CDL recebeu representantes do Banco Central