Casa de Vegetação é inaugurada por faculdade de Jataí

Local abrigará projetos desenvolvidos por acadêmicos que produzirão hortaliças para doar à comunidade carente


Nesta terça-feira, dia 20 de agosto, a faculdade UNA Jataí inaugurou a Casa de Vegetação, com a presença da secretária Municipal de Cultura, Marina Silveira, representantes do poder público, iniciativa privada e o CEO do Grupo Ânima, Marcelo Battistella Bueno. O espaço foi construído com o apoio de estudantes da instituição, empresas parceiras e poder público local.  A Casa de Vegetação abrigará diversos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos de Agronomia, Arquitetura, Biomedicina, Engenharia Civil e Medicina Veterinária.

A horta comunitária sustentável é um deles, e todas as hortaliças produzidas serão doadas à comunidade carente de Jataí. O projeto conta com a Prefeitura de Jataí como parceira, que também doou 50 mudas de plantas do Cerrado que serão utilizadas para revitalizar uma área da cidade, que será definida posteriormente. Outras espécies de mudas do tipo frutíferas, do cerrado e hortaliças também serão produzidas por eles no local.
 
A Diretora Regional da Faculdade UNA, Daniela Tessele agradeceu a contribuição de empresas parceiras, poder público e acadêmicos da instituição, que viabilizaram a construção da Casa de Vegetação. Durante a inauguração, ela afirmou que a confiança dada aos projetos pelo CEO do Grupo Ânima, foi de suma importância. “Meu compromisso é tornar a UNA Jataí uma instituição de referência na cidade, através da parceria com empresas e representantes dos poderes público e privado, para fazer a diferença à comunidade jataiense e de toda a região.”


O Campo Agrostológico será montado com as principais forrageiras utilizadas na nutrição animal e o ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), vai integrar diferentes tipos de cultura em uma mesma área, produzindo em conjunto, por exemplo, cevada, braquiária, arroz, trigo e eucalipto. Este sistema tem como objetivo otimizar o uso da terra, para aumentar a produtividade, através da diversificação de produção, gerando produtos de qualidade e reduzindo a pressão sobre a abertura de novas áreas.
 
Para a Secretária Municipal de Cultura, Marina Silveira, a união de diferentes setores faz toda a diferença e a população é a maior favorecida: “Quando público e privado dão as mãos, os benefícios chegam muito mais rápido. A iniciativa privada tem um papel muito importante, pois ela consegue beneficiar a população com mais agilidade e evita a burocratização”.

Outro projeto que contou com o apoio da iniciativa privada foi o Maker Lab, um espaço de inovação e modelagem com vários equipamentos, que permitirá aos estudantes, a aplicação dos seus conhecimentos adquiridos em sala de aula. A maior parte desses equipamentos foi doada por uma empresa local.
 
O CEO da Ânima Educação, Marcelo Battistella Bueno, ressaltou o papel do grupo na transformação pela educação: “esse é o compromisso que nós temos, trazer o que há de melhor para Jataí e região. Investimos durante muitos anos com as melhores práticas de aprendizagem significativa, ou seja, ver um significado naquilo que se está fazendo. Essas duas iniciativas são a materialização disso, com o Maker Space você pode por a mão na massa, ter acesso ao que há de mais moderno em tecnologia, como impressoras 3D e metodologias de aprendizagem alinhadas com essa questão”.
 

Compartilhe

Comente: Casa de Vegetação é inaugurada por faculdade de Jataí