Caravana levou saúde e cidadania ao Jardim das Margaridas

Evento aconteceu no sábado, 30 de maio


Centenas de crianças e moradores do Bairro Jardim das Margaridas compareceram, no último sábado, dia 28, à XIII Caravana da Saúde – Dia da Responsabilidade Social, na Escola Municipal Balbina Campos. A comunidade teve acesso a inúmeros procedimentos que foram realizados gratuitamente na área da saúde e cidadania. O evento foi realizado pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Administração, Direito e Comunicação Social e teve apoio das secretarias municipais de Saúde e de Educação.

Saúde
Coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem e uma das organizadoras da Caravana, Iara Peres disse que o Dia da Responsabilidade Social facilitou o acesso a serviços de saúde, principalmente para crianças e mulheres, mas atendeu também pessoas de outras faixas etárias. Entre os serviços prestados à comunidade, as palestras de prevenção ao câncer (mama, colo de útero e próstata) estiveram entre as mais concorridas. Assim como o pula-pula, o Escovódromo chamou a atenção da criançada, que recebeu dicas importantes sobre higiene bucal dos acadêmicos da Faculdade Objetivo. Também foram feitos exames para diabetes e tipagem sanguínea e fator RH, aferição de pressão arterial e coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero.

Cidadania
Uma das principais atrações foi o brechó, que disponibilizou milhares de roupas a R$ 1,00. Segundo a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social do IESRIVER, Maria Isabel Pereira, o fato das vestimentas serem vendidas a um preço simbólico – e não doadas, ajudou a elevar a auto-estima das famílias carentes. Estudantes e professores da Faculdade Objetivo conscientizaram as crianças a respeito da coleta seletiva de lixo e da reciclagem, com ênfase no respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais.

O Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) prestou orientações para a comunidade sobre questões de família e direito do consumidor. Com o apoio de advogados orientadores do EAJ, acadêmicos de Direito esclareceram dúvidas da comunidade sobre seus direitos e encaminharam os casos mais complexos para os órgãos competentes. Conforme explicou o professor Whaslen Fagundes, o atendimento é relevante por garantir acesso à justiça para as pessoas que não podem pagar um advogado.

Agência Escola – Iesriver Faculdade Objetivo

Compartilhe

Comente: Caravana levou saúde e cidadania ao Jardim das Margaridas