Campanha do HURSO atingiu 2 mil pessoas

Tema foi: “Neste Carnaval... Se beber, não dirija. Se rolar, use camisinha!”


No período pré-carnaval a O.S. Pró-Saúde – Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO) realizou campanha de conscientização, com o tema “Neste Carnaval... Se beber, não dirija. Se rolar, use camisinha!”.

A primeira etapa da campanha foi a conscientização interna na unidade, para os colaboradores e pacientes, que receberam panfletos e camisinhas. A segunda etapa aconteceu no dia 17, no centro comercial de Santa Helena de Goiás (GO), atingindo cerca de duas mil pessoas, pedestres e motoristas.

“Conseguimos atingir nosso objetivo de conscientizar a população. Foi divertido estarmos todos fantasiados levando informações que, com certeza, fizeram a diferença”, afirma Leonardo Santos, responsável por essa ação.

Além da distribuição de camisinhas, os motoristas foram orientados sobre a campanha nacional de trânsito, promovendo uma reflexão do quantitativo de acidentes que acontecem nas estradas, principalmente no período do carnaval.

Campanhas no trânsito
O HURSO atuará frequentemente na conscientização para os motoristas em períodos que antecedem aos feriados prolongados. A primeira ação com essa finalidade foi intitulada “Viajando com Segurança” e ocorrerá no dia 05 de Abril. “A maioria dos pacientes do HURSO são advindos de acidentes de trânsito, precisamos mudar esse contexto. O que era para ser um meio de transporte está sendo um meio de homicídio/suicídio”, conta Reginaldo Biffe, Diretor Geral da unidade.

Números
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) registrou em Goiás, desde o início da epidemia em 1984 até junho de 2011, um total de 10.034 casos de AIDS em adultos (> 13 anos de idade) sendo 6.763 (67,4%) casos em indivíduos do sexo masculino e 3.267 (32,6%) no sexo feminino. Desde 2003 está ocorrendo um aumento do número de casos entre jovens homossexuais goianos. Em 2003, por exemplo, os casos em homossexuais representavam 6,5% do total. Em 2009, o número subiu para 36,5% do total de casos. O aumento é de 380% nos registros de Aids entre jovens gays.

 E de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem no mundo em consequência de acidentes no trânsito. Só no Brasil, todos os anos, são cerca de 430 mil acidentes, 619 mil vítimas não fatais e 38 mil mortos. Frente a isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2011 como o início da “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”. Nesse período, os países terão como meta a estabilização e redução dos acidentes. O dia 11 de maio marca o início dessa campanha mundial, com a maioria dos países divulgando seus planos para essa década. O Brasil participa com o movimento PARADA - Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, uma grande mobilização dos agentes públicos e da sociedade civil pela redução da violência no trânsito. Esse é, sem dúvida, o momento de parar e valorizar a vida.

Por Tonny Manson – Ascom HURSO

Compartilhe

Comente: Campanha do HURSO atingiu 2 mil pessoas