Azul suspende voos em Rio Verde por uma semana

Aeronáutica cobra plano que restringe construções nas imediações do aeródromo; empresa não vai operar na cidade entre os dias 15 e 22 de maio


A Azul decidiu suspender a operação no Aeroporto General Leite de Castro, em Rio Verde, entre os dias 15 e 22 de maio. De acordo com a empresa, a medida foi tomada diante do “não cumprimento de requisitos técnicos por parte da administração aeroportuária local perante os órgãos reguladores”. A Prefeitura de Rio Verde, responsável pela gestão do terminal, foi notificada na semana passada sobre irregularidades em construções ao redor do aeroporto. 

Prefeito da cidade, Paulo do Vale (sem partido) afirma que a gestão municipal anterior permitiu a reforma de um armazém de grãos localizado ao lado do aeroporto, onde foi construído um elevador de carga e descarga com 10 metros a mais do que a instalação anterior. “Essa empresa foi notificada. Teremos uma reunião esta semana para resolver. Já conversamos com os órgãos reguladores e temos prazo até o início de junho para solucionar a questão”, explicou o prefeito.

Em nota, o Comando da Aeronáutica informou que outros terminais do País também foram notificados sobre irregularidades semelhantes. O órgão destacou que as administrações dos aeroportos terão que apresentar um Plano de Zona de Proteção de Aeródromo. “(O documento) é importante porque restringe as construções ao redor dos aeródromos buscando garantir um espaço aéreo livre de obstáculos para que as aeronaves possam operar de forma segura”, diz o texto. 
Segundo a Aeronáutica, os terminais que não apresentarem os planos serão fechados entre os dias 3 de junho e 30 de agosto. “Pela avaliação desses Planos, o Comando da Aeronáutica pode verificar se existem violações à segurança e, caso necessário, aplicar medidas mitigadoras às operações para manter um nível de segurança aceitável internacionalmente”, informa o órgão federal. O prefeito de Rio Verde reiterou que o problema no General Leite de Castro deve estar solucionado antes da data limite, o que evitará o fechamento do aeroporto. 

Os terminais que não tiverem os planos apresentados e aprovados terão pousos e decolagens suspensos até que seja firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O eventual fechamento do aeroporto pode ser revertido se o TAC for firmado com regras e datas para regularizar a situação do terminal. As restrições aos objetos que possam afetar a segurança ou a regularidade das operações aéreas são regulamentadas pela Portaria do Comando da Aeronáutica nº 957/GC3, de 2015.


Clientes
De acordo com a Azul, os clientes com voos marcados para este período estão sendo informados pela companhia e poderão remarcar suas passagens sem cobrança de taxas. A empresa ainda esclareceu que não tem intenção de deixar de operar em Rio Verde. “A medida tem o objetivo de evitar novas vendas em voos que, eventualmente, poderão ser cancelados, caso a situação não seja solucionada”, informou a Azul em nota. A empresa é a única que atua no terminal, com seis voos semanais entre Rio Verde e Campinas, exceto aos sábados. 

O Popular

Compartilhe

Comente: Azul suspende voos em Rio Verde por uma semana