Auxílio ao produtor

COMIGO presta assessoria sobre agricultura de precisão durante a TECNOSHOW


Durante a 11ª edição da TECNOSHOW, a COMIGO está assessorando produtores que têm interesse em implementar a agricultura de precisão em suas propriedades. Segundo o engenheiro agrônomo da Cooperativa, Leonardo Ferreira, o atendimento se dá principalmente com relação à questão de amostragem de solos, calibração de equipamentos, coleta de dados na colheita georreferenciada, recomendação de aplicações e capacitação de operadores.

Leonardo afirma que a procura por consultoria aumentou muito quando comparada ao ano passado. “Só nos três primeiros meses deste ano nós atendemos a mesma quantidade de área que o ano passado inteiro”, destaca. Isso se deve também a ampliação da área de atendimento, que antes era restrita à Rio Verde e agora abrange quase toda a região Sudoeste do Estado.

O engenheiro explica que a agricultura de precisão já é uma realidade no país, mas que, para evoluir, precisa enfrentar desafios relacionados à falta de mão-de-obra, consultoria e equipamentos. A COMIGO oferece cursos de especialização principalmente para agrônomos, mas, os cursos mais conceituados de formação se localizam principalmente em cidades como Ribeirão Preto e Piracicaba. “Acredito que falta um pouco de interesse das próprias Universidades para investir em cursos na área”, afirma Leonardo.

Ao contrário do que muitos pensam, a agricultura de precisão é vantagem principalmente para o pequeno produtor, já que possibilita um domínio completo da sua propriedade. Segundo Leonardo, o custo inicial a ser investido pode ser considerado elevado, mas as vantagens com relação à produtividade e lucratividade são notadas em cerca de um ano.

Mac Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Auxílio ao produtor