Aulas podem ser suspensas em Goiás por mais 60 dias

Recomendação de nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde deve ser seguida em novo decreto do governo


As aulas em Goiás devem ser suspensas por mais 60 dias a partir deste domingo, 5 de abril. A recomendação é de uma nova nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) que deve embasar o próximo decreto do governo de Goiás. O documento, assinado pelo secretário da pasta, Ismael Alexandrino, também pede um prazo de mais 15 dias para comércio e serviços não essenciais e sinaliza para uma possível abertura escalonada a partir de 20 de abril. 

O documento, divulgado na manhã desta sexta-feira (3), solicita a prorrogação da interrupção das atividades educacionais presenciais em todas as escolas, faculdades e universidades, das redes de ensino pública e privada, pelo período de 60 dias, a partir de 5 de abril. Já sobre o setor produtivo, a previsão é de que haja reinício das atividades, de forma escalonada, em plataforma validada pela autoridade sanitária, após expiração do decreto governamental que determina o isolamento social.

De acordo com a nota técnica, devem ser suspensas, por mais 15 dias: excursões, com finalidade turística ou não; reuniões e eventos religiosos, filosóficos, sociais e/ou associativos; campeonatos esportivos de qualquer natureza, oficiais ou não oficiais e entrevistas coletivas. Além disso, devem permanecer fechados estabelecimentos que evolvam aglomerações como: bares, restaurantes, lojas de conveniências, distribuidoras de bebidas, à exceção das atividades em modalidade delivery. 

Da mesma forma, devem permanecer fechados shoppings centers, cinemas, feiras populares, camelódromos, clubes recreativos, academias, exposições, teatros, museus, boates e casas noturnas. Eventos em áreas comuns de condomínios não devem ser realizados. As medidas não abrangem farmácias, supermercados, padarias, como prevê o decreto vigente. 

A nota técnica da SES-GO afirma ter considerado a recomendação do Comitê de Operações Estratégicas (COE) do Estado de Goiás para manter o isolamento de 30 dias e o pedido da Organização Mundial de Saúde para que os países redobrem o comprometimento contra a pandemia. Além disso, diz ainda sobre a necessidade de para o aumento exponencial na demanda de serviços de saúde, “provendo acesso integral e qualificado a qualquer indivíduo do estado, com equidade e transparência”.

O Popular

Compartilhe

Comente: Aulas podem ser suspensas em Goiás por mais 60 dias