Animais são atração na Expo Rio Verde

Todos os animais que estão na exposição são premiados, além de serem  os principais campeões do Brasil


Os animais já estão no Parque de Exposições. De acordo com a organização, são esperados aproximadamente mil animais no recinto e uma fiscalização rigorosa é estabelecida pela organização, que vai desde diversos documentos a vacinas contra algumas doenças, os animais só entram no parque se estiverem com toda a documentação correta.

Como todos os anos os julgamentos são atração. Para 2018 foram preparados julgamentos das raças Nelore Padrão, Nelore Mocho e Girolando, a iniciar-se no dia 15 de julho. Os gados são julgados por categorias, como, volume de carcaça, aspecto reprodutivo, postura e o modo de andar do animal, é observado a conformação corporal, pernas e pés, o animal também é avaliado por beleza racial, comportamento, estrutura muscular entre outros.

As três raças possuem associações que mantêm o campeonato, com a organização de julgamentos e controle do ranking de pontuações.  Cada exposição e julgamento conta pontos para os produtores que no fim do campeonato serão premiados.  Além disso, o reconhecimento em ser o melhor da raça é muito importante. “Os julgamentos são realizados com a intenção de se aproximar ao padrão ideal de cada raça, de alcançar um equilíbrio de todas as características do animal e assim disseminar o que de melhor cada raça pode fornecer. Financeiramente, ser o melhor criador de determinada raça rende lucros com a venda de proles, sêmens e embriões”, explica o médico vete rinário do Sin dicato Rural Juliano Aquino.

Rafael Prais tratador do Cerro (Nelore Padrão), conta que ele é um touro premiado e vai competir na categoria SÊNIOR aqui em Rio Verde, com 1150 kg é um touro muito grande.

Boxster é um Nelore padrão campeão jovem com 20 meses, uma das características marcantes é o volume da carcaça, expressão facial, musculatura, além de ser um animal dócil com 870 kg podendo chegar até 1300 kg.

Todos os animais que estão na exposição são premiados, além de serem  os principais campeões do Brasil, com valores que chegam a quase dois milhões. Todos os dias os animais recebem o tratamento adequado com vários tratadores cuidando deles, desde a higiene, alimentação e conforto, tudo para dar o melhor ao animal.

Os equinos e Muares são outra atração. São esperados aproximadamente 50 animais dessas espécies.

Outra atração ficará por conta de uma amostra de animais da raça Quarto de Milha.  Os interessados poderão vir ao parque e conhecer os belos animais disponíveis para venda durante toda a feira.

As mini vacas, mini touros, mini pôneis e os Canchim também farão parte das atrações.

Ascom – Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Animais são atração na Expo Rio Verde