Animais ganham destaque na Tecnoshow

Público ainda tem a oportunidade de conhecer mais sobre técnicas e dinâmicas de pecuária


A TECNOSHOW COMIGO 2012 não só apresenta o que existe de mais moderno na tecnologia de agricultura. Mostra também o futuro das espécies e raças de animais para criação. Ao longo da grande feira do centro-oeste, é possível encontrar pavilhões e currais de bovinos, currais de equinos e ovinos, pistas para cavalos, além de exposições de pequenos e exóticos animais. São mais de mil espécies em exposição, sendo que algumas podem chegar a valer cerca de R$ 800 mil.

Entre os mais de 500 bovinos, que pertencem a 20 expositores, podem ser encontradas raças como canchim, gir, girolando, holandês, jersey, nelore, santa rosália, senepol e tabapuã. Os visitantes também podem conferir raças de equinos como appaloosa, árabe, bretão, mangalarga e quarto de milha, além de muares e ovinos. Na ala de ovinos podem ser encontrados ainda raças dorper, santa inês e sufolk.

Como explica o coordenador de Veterinária da TECNOSHOW COMIGO 2012, Ednaldo Dourando Rocha Nogueira, a exibição das espécies mostra o potencial de cada expositor em particular. “Tanto é que, além do comércio realizado durante a feira, relações são fixadas após o término do evento, gerando frutos para comprador e vendedor”, explica. Mas os animais não servem apenas para o comércio.

Através de expositores e especialistas, é possível conhecer um pouco mais de cada espécie existente na feira, e aprender a lidar com diversos animais. As dinâmicas de pecuária, por exemplo, discutem a relação do animal com o ser humano, mostrando que, assim como as tecnologias do maquinário, ela deve evoluir sempre.

Dinâmicas de pecuária
Segundo Ednaldo Dourando Rocha, as dinâmicas de pecuária apresentam uma transição ao vivo e dinâmica de um antigo pensamento para um novo. Da força brutal de trabalho entre ser humano e animal para a força racional. “É necessário trabalhar com o animal no bem-estar, e as pessoas estão percebendo isso mais e mais”, afirma Ednaldo. Fato é comprovado pelas apresentações de Doma Racional, recorde de público na feira com cerca de 300 pessoas por apresentação.

A Doma Racional, apresentada pelo médico veterinário Leonardo Feitosa, mostrou que é possível preparar o animal sem violência. Transformar um animal violento e afoito em um companheiro de trabalho usando apenas paciência, confiança e trabalho em grupo. Todas as outras dinâmicas seguem a mesma lógica, sejam elas sobre saúde, manejo ou características de raças. A relação entre ser humano e animal deve sempre prezar pela tranquilidade.

As apresentações continuam nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13. Durante a manhã desta terça-feira, serão apresentadas as dinâmicas de “Manejo de Ordenha” e de “Casqueamento Preventivo de Bovinos”. Durante a tarde serão oferecidas as de “Primeiros Socorros em Equinos” e de “Cuidados Básicos e Comportamento de Raças de Cães”. No período matutino da sexta-feira os palestrantes realizarão as de “Aspiração Folicular” e “Diagnóstico de Gestação e Sexagem Fetal”. Logo mais, no período vespertino, a atenção será para as de “Técnicas de Criação de Bezerras para uma Grande Matriz” e de “Doma Racional Muar”.

MAC Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Animais ganham destaque na Tecnoshow