AMT realiza reunião com empresas de serviço de caçambas

Objetivo da agência é orientar os empresários para, posteriormente, intensificar a fiscalização


A Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde – AMT realizou nesta sexta-feira, 24, uma reunião com empresas que prestam serviço de aluguel de caçambas para entulho, para reforçar as orientações aos empresários sobre como a AMT fiscaliza este serviço e como as caçambas devem estar posicionadas e condicionadas em vias públicas.
 
O presidente da AMT, TC Airton Vieira, explica que a fiscalização já é realizada pelos agentes de trânsito, mas a agência irá intensificar este serviço e, por conta disso, reuniu os empresários para reforçar sobre a legislação e solicitar que os mesmos se regularizarem para evitar transtornos, além de ouvir reinvindicações das empresas.
 
“Nós queremos que todas as empresas tenham a consciência de colocar essas caçambas no local adequado, devidamente sinalizadas, para evitar acidentes”, explica Vieira. 
 
Todas as 13 empresas cadastradas na agência foram convocadas para a reunião, das quais 6 compareceram. A AMT também entrará em contato formalmente com os representantes das empresas que não puderam participar, para repassar as informações apresentadas e garantir a regularização de todas.

Populares solicitaram mais rigor por parte da AMT
Após um prazo hábil a partir dessa reunião, os agentes de trânsito serão orientados a intensificar a fiscalização e notificar proprietários de caçambas irregulares, seguindo um pedido da população para prevenir acidentes. 
 
O empresário Carlos Usso participou da reunião e está de acordo com as solicitações da AMT: “temos que manter as caçambas em bom estado, estar tudo certinho”, afirma o empresário, que ressalta ainda a importância da população fazer sua parte, mantendo as caçambas local correto e a conservação das mesmas durante o uso. 
 
“Uma forma que a população pode agir é na hora de receber a caçamba: se tiver em mal estado, não aceite! A população pode ser fiscal”, complementou Usso.
 
Sobre a legislação
“Existe uma lei municipal que determina as condições de estacionamento, as condições físicas e de sinalização nas vias públicas, por essa legislação o responsável por essa fiscalização é a AMT”, explica o responsável jurídico da agência, Michel Alves. 
 
De acordo com a regulamentação – baseada na lei municipal 5365/2007 e nos decretos 05/2008 e 1276/2008 - as caçambas devem estar sinalizadas com dispositivos refletores e colocadas seguindo as mesmas regras que um veículo estacionado, ou seja, em locais permitidos, de acordo com a sinalização e com a distância correta da guia, por exemplo.
 
A população pode denunciar caçambas irregulares e solicitar fiscalização pelo telefone 156.

Ascom - Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: AMT realiza reunião com empresas de serviço de caçambas