Amendoim é fonte promissora de renda no campo

As novas tecnologias para o cultivo de amendoim, o mercado do produto em Goiás e o histórico dessa produção no país serão abordados durante a palestra “Perspectiva para a produção de amendoim em Goiás”, na Tecnoshow Comigo 2012


A pesquisadora da Embrapa, Dra. Taís de Moraes Falleiro Suassuna, vem pesquisando mudanças tecnológicas que são estratégicas para esta cultura e mostrará, durante palestra no dia 12 de abril, que trata-se de uma promissora fonte de diversificação da renda agrícola. “Em Goiás o amendoim é cultivado em pequenas áreas, visando o abastecimento do mercado local, porém as produtividades obtidas nos últimos anos acompanharam o alto desempenho obtido nas regiões mais tecnificadas do país”, ressalta.

A proximidade com as indústrias de alimentos que se concentram em São Paulo é mais uma característica positiva para o produtor que quer apostar nessa plantação, inclusive fazendo renovação de áreas como canaviais e pastagens. Novos cultivares, técnicas de manejo e mecanização do plantio à colheita, na etapa de produção; secagem artificial, entre outras novidades, serão apresentadas para que o expectador perceba essa promessa de bom mercado.

O amendoim no país
De acordo com Dra. Taís, o Brasil já foi um dos maiores produtores de óleo de amendoim e importante produtor de amendoim em casca, além da torta de amendoim, destinados aos mercados interno e externo.

Porém, com a produção de óleo de soja em grande quantidade e a redução dos preços dos óleos de origem vegetal, somados a contaminação por aflatoxinas na torta, causou a perda de nichos importantes de mercado. Ela explica que as novas tecnologias na cadeia produtiva melhoraram a qualidade, acarretando melhora de venda.

O amendoim na Embrapa
A empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vem desenvolvendo pesquisas e desenvolvendo cultivares de porte rasteiro, do tipo Runner, resistentes às doenças e com alto teor de ácido oléico, que serão testadas no Estado de Goiás nas próximas safras.

Também vem desenvolvendo a Produção Integrada de Amendoim, que faz parte de uma série de projetos promovidos pelo Sistema Agropecuário de Produção Integrada/ SAPI, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo é sistematizar a produção de maneira a garantir proteção ao meio ambiente, segurança alimentar, condições de trabalho, saúde humana e viabilidade econômica.

A pesquisadora
A palestrante Taís de Moraes Falleiro Suassuna possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Genética e Melhoramento pela mesma instituição (2004). Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal e recursos genéticos de amendoim. Atua também em projetos de pesquisa e desenvolvimento, especialmente relacionados à segurança alimentar, prevenção e monitoramento de aflatoxinas.

MAC Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Amendoim é fonte promissora de renda no campo