Alunos da rede municipal voltam às aulas

Rio Verde tem aproximadamente 21 mil alunos matriculados


Nem mesmo a chuva impediu que os alunos voltassem às aulas, revissem os colegas, aproveitassem diversão e aprendizagem nesta segunda-feira, 21, com o início das aulas na rede municipal de ensino.

Tanto a zona rural quanto urbana, totalizando 71 escolas, retomaram suas atividades. A rede municipal conta com aproximadamente 21 mil alunos matriculados e terá um total de 200 dias letivos em 2013. A Secretaria de Educação (SME) atende ensino infantil e fundamental, indo do maternal até o 9º ano.
 
Neste primeiro dia, uma média de 80% dos alunos compareceram às unidades, tanto na zona rural como urbana. Na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental (EMREF) Vale do Rio Doce, conforme relata a gestora Lúcia da Silva, a chuva impediu que muitos alunos fossem à escola, mas ela espera que durante a semana a frequência se normalize.
 
Segundo a gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Brígida da Fonseca, Marizi Ferreira muitos não compareceram em decorrência do clima, mas os alunos presentes estão voltando animados. “Na primeira semana, nós trabalhamos com o projeto ‘Volta às aulas’ e desenvolvemos atividades específicas para integrar os alunos, como dinâmicas e brincadeiras, mas também inserimos o conteúdo normal de cada turma”, explicou.
 
Pedro Henrique, de seis anos de idade que cursa o 1º ano, mudou de escola em 2013 e disse que estava ansioso para voltar a estudar, brincar e jogar futebol. “Eu gosto de estudar, mas o que eu mais gosto é jogar futebol na escola e brincar no recreio”, contou.
 
Fazendo o 2º ano, as alunas Érica de Sá e Letícia Fagundes, de seis e sete anos respectivamente, contaram que estavam esperando a hora de voltar a unidade e que o que mais gostam é de aprender.
 
Palavra do secretário
O secretário de Educação, Levy Rei de França deseja boas vindas a toda equipe, alunos e comunidade em geral. “Em breve faremos o planejamento estratégico com toda equipe para estes primeiros cem dias de todas as atividades a serem desenvolvidas. Nos últimos quatro anos cumprimos 100% de tudo que foi planejado e agora queremos dar continuidade a todos os compromissos estabelecidos”, salientou.
 
O secretário adianta que serão implementadas novas ferramentas de gestão, algumas vistas por ele no Chile, outras da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e uma terceira do Ministério da Educação (MEC), todas visando uma gestão mais eficiente com planejamentos a curto, médio e longo prazos. A SME irá manter projetos como o “Unidades Integradas, aprender em dois tempos”, que disponibiliza atividades para os alunos no contra turno e estabelece valores e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), o qual demonstrou resultados positivos nos Estados Unidos, no Brasil onde foi implantado e em Rio Verde, visto como um sucesso com três mil crianças certificadas pelo projeto.
 
Levy anuncia que para este ano metade das unidades escolares serão climatizadas e todas as escolas receberão lousas eletrônicas, além do investimento na formação continuada dos servidores da pasta.

Ascom - SME

Compartilhe

Comente: Alunos da rede municipal voltam às aulas