Acirv lança cartilha sobre segurança

Grande número de assaltos tem preocupado comerciantes


Com o baixo efetivo da Polícia Militar em todo o Estado e o número de assaltos aumentando a cada dia, a ACIRV – Associação Comercial e Industrial de Rio Verde arregaçou as mangas e em parceria com as forças policiais, poder executivo e outras entidades do município, lançou uma Cartilha de Segurança Empresarial direcionada a comerciantes e outra a população de Rio Verde.

O documento foi criado para conscientizar os empresários e demais cidadãos da necessidade de adotarem procedimentos que contribuam para as seguranças pessoal e coletiva nos estabelecimentos e no dia a dia da comunidade.

Em suas páginas, além de sugerir procedimentos que possam trazer mais segurança aos rio-verdenses, a cartilha dá dicas de como os empresários podem se prevenir de golpistas e ações rotineiras de furtos e assaltos praticadas no comércio local. Por exemplo, ver a conveniência e o custo benefício entre contratar seguranças ou instalar vigilância eletrônica no estabelecimento, uso de alarmes, reforço nas portas, janelas e possíveis acessos ao estabelecimento comercial.

A leitura atenta dessa cartilha vai colaborar com as seguranças individual, patrimonial e coletiva de pessoas e empresas. O conteúdo da cartilha foi definido em reunião da Acirv com representantes do Conseg de Rio Verde, CDL, Superintendência Municipal de Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sindicato Rural, Aginterp, Sincogarv e Astraco.

CARTILHA:
Entre os itens abordados na Cartilha estão à segurança no comércio, cartões bancários, transporte de valores e malotes; o acesso ao banco pela internet; cuidados contra golpes; como lidar com assaltantes e como evitar roubos e furtos de cargas. Destaca ainda os deveres do cidadão e disponibiliza números de telefones importantes para contato em caso de problemas pessoais ou com a segurança de seu estabelecimento.

ALGUMAS DICAS:
- Fazer sangria de caixa sempre que possível;
- Ter alarme ou monitoramento e divulgá-los;
- Não ter medo ou pudor de acionar a PM pelo telefone 190;
- Colocar travas nas portas e instalar interfones;
- fazer seleções criteriosas de funcionários e orientá-los a não reagirem em caso de assalto
- Ao usar cartões bancários evite saques à noite, de grandes quantias e em caso de furto ou extravio, registre ocorrência nas centrais;
- Ao transportar valores e malotes evite rotinas de depósito e saques, peça apoio da polícia militar
- Ao usar o banco pela internet, não acesse sua conta em equipamentos públicos, mude sua senha periodicamente e instale e mantenha antivírus sempre atualizados;
- Aprender a ler sinais do corpo para identificar golpistas, como o olhar nervoso, mão trêmula, explicações em excesso e não apresentação de documentos;
- Em caso de assalto, evitar fazer movimentos bruscos, não reagir e manter as mãos sempre à vista do bandido.

Compartilhe

Comente: Acirv lança cartilha sobre segurança