Abrindo caminho com a ajuda do Sebrae

Com início tímido, empresário rio-verdense já montou franquia. Sebrae é parceiro nesta história de sucesso


Talles Berta chegou a Rio Verde em 2001. Na época, era funcionário de uma grande empresa da cidade. Mas desde a época em que morava em Santa Catarina, sempre sonhava em abrir o próprio negócio. E em todos os lugares em que trabalhou, ele sempre buscava ver os pontos positivos do lugar para que, quando tivesse sua própria empresa, pudesse levar o que de melhor havia aprendido.

Quando a decisão de abrir a própria empresa foi finalmente tomada por ele e sua esposa, Talles procurou dois cursos: um no Senac (como abrir a própria empresa) e no Sebrae (gerenciamento de estoque e capital de giro). A primeira empresa escolhida por ele a ser aberta seria um lava-jato. O ponto já havia sido alugado. Para comemorar, ele e sua esposa foram tomar um açaí em um estabelecimento localizado no Bairro Popular. Ao ver o grande movimento do local, eles perceberam que ali havia uma oportunidade para um grande negócio. O aluguel do lava-jato foi desfeito, e Talles partiu para a sua nova empreitada: estava decidido a ter um estabelecimento que vendesse açaí.

No começo, as receitas foram sendo feitas de forma empíricas, com base na tentativa e erro. Somente depois de uma semana de muitos testes é que a fórmula considerada ideal por Talles chegou a uma conclusão que o agradasse. Após fechar um novo contrato de aluguel, o Quero Açaí abriria a porta dez dias depois (ainda com o nome de Ponto do Açaí). Com começo tímido, as vendas foram crescendo rapidamente. Com menos de dez dias, Talles já precisou contratar um funcionário.

Talles sempre reforça a importância do Sebrae para o desenvolvimento de sua empresa. Desde o começo, e até hoje o Sebrae é parceiro de sua empresa: “Nunca esqueci o que disse a mim um consultor do Sebrae, que o ‘o empresário brasileiro só procura ajuda quando a corda já está no pescoço’. Aquilo me marcou, e eu comecei a procurar parceria sempre”, pondera.

Talles afirma que o sucesso de sua empresa tem muito a ver coma parceria com o Sebrae. “Procurei sempre o Sebrae, em todas as etapas de minha empresa, e essa parceria deve perdurar ainda por muito tempo”. Hoje com três unidades em Rio Verde, o Quero Açaí hoje faz um plano de expansão: se transformou em franquia. Hoje já há em Rio Verde uma unidade do Quero Açaí no sistema de franquia e outra está em fase de construção.

Para Talles, todo empresário “deveria procurar o Sebrae, fazer um checklist da sua empresa e ver o que pode ser melhorado”. Ele também afirma que existem diversas ferramentas dentro do Sebrae que podem ajudar quem tem empresa a prosperar e identificar problemas. Talles fez, dentre outros, o curso de Soluções Avançadas Bootcamp, e é só elogios: “o Bootcamp me deu ferramentas para entender os pontos fracos e pontos fracos da minha empresa, além de permitir que eu pudesse entender o meu cliente, o meu público-alvo. Isso eu vou carregar ainda por muitos anos, esse com certeza foi um ponto de virada para mim. Com o Bootcamp eu entendi em como aplicar melhor minha divulgação, buscando atender as necessidades do meu cliente”, finalizou.
 
Serviço:
Quero Açaí
Endereço: Rua Major Oscar Campos, 511, Centro
Telefone: (64) 3621-3860
Insta: @queroacairv
Página do face: queroacairv

Compartilhe

Comente: Abrindo caminho com a ajuda do Sebrae