A importância de um líder dentro das organizações

O palestrante Tiago Martins dá dicas motivacionais aos leitores do Rio Verde Agora


Sabemos que estamos vivendo em um cenário comercial altamente competitivo, portanto hoje não basta ter somente o melhor produto ou a melhor estrutura, é preciso ter a melhor equipe comercial para garantir resultados na organização. As empresas hoje vencem pelas habilidades  e competências desenvolvidas por seus colaboradores, o grande desafio para o nosso cenário empresarial é desenvolver a habilidade de liderar pessoas e transmitir a elas o verdadeiro significado de um colaborador dentro da empresa, portanto os líderes têm a tarefa de despertar o querer fazer nas pessoas.

A era do conhecimento está muito ligada ao processo gestão de pessoas, mais os líderes estão agindo como chefe e patrão, isso pode ser visto quando se faz a seguinte pergunta: como você chegou à liderança em sua empresa? Bem provável que ele vai responder que foi porque entendia muito do sistema, do produto e entendia muito de vendas. Mas ao ser questionado se entende também as pessoas, bem provável que a resposta seja: tenho dificuldades de trabalhar com pessoas. Diante desses fatores, tornou-se fácil as empresas destacarem no mercado, basta ter líderes que entendam as pessoas e investir em treinamentos para que esses líderes saibam entender como ser referência para seus seguidores e como podem despertar nas pessoas o desejo de gerar resultados.   
 
Os líderes sempre têm uma boa estratégia, eles têm ótimo plano de ação, mas normalmente o que não conseguem é comprometer e entusiasmar suas equipes para gerar o resultado desejado. O grande problema que as empresas enfrentam com seus líderes é o modelo e cultura de liderança aplicada dentro das empresas que ainda segue o modelo da era industrial e esse modelo hoje não funciona, não gera resultado.

Entusiasmar pessoas é simples, mas apesar ser tão simples alguns líderes tem muitas dificuldades em entusiasmar suas equipes, par ter uma equipe entusiasmada é preciso que o líder não tente controlar as pessoas e deixe de lado velhos hábitos de que o chefe é o cara que manda e que controla. Líderes precisam dos corações e cérebro das pessoas e só podem ter isso quando as deixa à vontade para agir não só racional mais também emocionalmente. Quando controlamos alguém, temos apenas as mãos dessas pessoas, mais não teremos coração e mente comprometidos com a organização.

Hoje temos muitas pessoas envolvidas nos resultados das empresas mais do que na verdade comprometida, infelizmente o culpado por isso são os líderes, porque um verdadeiro líder sabe que ele é único responsável por entusiasmar sua equipe. Agora ele só pode fazer isso através de suas atitudes seus exemplos, então você como um líder não aja como chefe ou patrão e sim como alguém capaz de somar e ajudar seus seguidores a enfrentar os desafios, a superar obstáculos. Liderança é a arte da capacitação, o líder ensina, o chefe manda. Você como líder está ensinando ou mandando? Quando você ensina você motiva, quando você manda você desmotiva.

Um líder para fazer sua equipe gerar resultados, fazer dar volta por cima, primeiro deve acreditar que é possível dar volta por cima, sejam firmes, sejam ousados, sejam determinados, acreditem que liderança está muito mais ligada a superar os desafios do que apenas em controlar pessoas, você como líder tem que agir positivamente mesmo que o cenário não esteja favorável, o pior fracasso de um líder é quando ele mesmo perde a esperança. Seja o exemplo para sua equipe, exemplo de superação, de quem consegue e acredita que pode superar obstáculos e dar a volta por cima.  Acredite em você mesmo, seja positivo frente ao mercado, é preciso estar otimista, ter foco e meta inspiradora e isso fará toda diferença em sua gestão.

Um líder tem suas características em comum, a boa comunicação, facilidade de relacionamento, capacidade de delegar funções, relacionamento interpessoal, coragem, sabe conviver com a pressão, tem caráter, convicção e carisma, isso são características de uma verdadeira liderança no processo gestão pessoas. Sabe da importância da obtenção dos recursos necessários, e da criação do clima organizacional adequado. Assume os erros e delega o sucesso à sua equipe. Eles não têm medo de que alguns dos seus integrantes possam ocupar seu lugar: pelo contrário, estão constantemente formando um ou dois substitutos, porque sabem que um verdadeiro líder sempre tem grandes oportunidades de ser movido para desafios maiores nas organizações. As empresas hoje medem suas capacidades através seus líderes, então esta é a grande importância de ter realmente líderes competentes nas organizações, líderes capazes gerar resultados, que não tem medo de mudanças.

Pense nisso!
www.tiagomartinssilva.com.br

Compartilhe

Comente: A importância de um líder dentro das organizações