10 Design Trends para as Casas de Banho em Apartamentos

As instalações sanitárias são espaços de função, onde a palavra de ordem é a higiene e a facilidade de garantir essa limpeza.


As instalações sanitárias são espaços de função, onde a palavra de ordem é a higiene e a facilidade de garantir essa limpeza. São ainda espaços de extrema humidade e por isso estão expostos aos mais elevados níveis de vapores e água numa habitação. 

 

Em projetos de remodelações, as casas de banho  são sempre espaços que dão muito trabalho. O seu planeamento é um trabalho rigoroso e de equilíbrio. Pois por um lado a parte de hidráulica e esgotos tem mais complexidade, por outro a correta impermeabilização das paredes e pavimento (e sobretudo os cantos) levam uma preocupação técnica especial que apenas bons profissionais conseguem acertar. 


 

Então se assim é, como conseguir ter uma casa de banho apelativa, atrativa, funcional e duradoura? 

 

Responder a esta questão é uma das razões fundamentais para considerarem sempre o desenvolvimento de projetos de arquitetura de interiores antes de iniciar a obra. A proposta de planeamento de um profissional do sector de vai dar a garantia e a tranquilidade que o seu investimento vai valer a pena.   


 

Para te a ajudar a pensar desde cedo no seu projeto, até antes de você falar com o seu arquiteto ou designer, deixamos em baixo o que consideramos ser as 10 design trends de casas de banho em apartamentos. 


 

1- Que cores a utilizar

Na paleta cromática o gosto é muito importante. Não podemos descrever que existe uma fórmula de cor que resulta sempre na casa de banho. Contudo, não somos adeptos de tons escuros nos lavabos. 

Adoptar uma paleta pastel, seja na gama dos cinzas, ou ocres, ou mesmo areias é o que será mais intemporal. 

Se você for mais arrojado e se permitir uma cor vibrante, aí vai em frente, mas tenderá sempre em cansar mais ao longo do tempo. 

Podemos ainda te indicar que todas as paredes devem ser revestidas, pois para garantir facilidade de limpeza e ao mesmo tempo uma boa resposta do material ao ambiente húmido.  Este revestimento pode ser uma boa tinta, caso você não disponha de budget para um cerâmico ou porcelânico.  

2- Espelho circular 

O mais standard é ter um espelho que acompanha a bancada do lavatório, e que seja embutido na parede. Ora a nova tendência de espelho circular veio romper com esta “tradição” e podemos agora “brincar” com as formas dos espelhos. Já existem no mercado formas mais orgânicas de espelhos que podemos ir trocando na nossa casa de banho. 

3- Torneiras de parede

Os modelos de torneiras de parede são os equipamentos mais in numa instalação sanitária. Para a facilidade de limpeza não existe melhor enquadramento, seno que pode passar o pano na bancada e no lavatório, sem dificuldade e obstrução. 

4- Cerâmicas hidráulicas

Muitas opções do pavimento das casas de banho passa pelo pavimento com efeitos geométricos ou florais. O mosaico hidráulico que traz essa noção visual de descontração e de alegria no espaço. Acreditamos que é uma tendência e que ainda veio para ficar durante uns tempos. 

 

5- Nichos nas paredes do duche

Os nichos embutidos em paredes numa zona de duche são a tendência que veio para permanecer. A sua função e apresentação no espaço são do agrado de todos. Não esquecer que tem de ter muito cuidado com a impermeabilização deste nicho e ainda garantir que a água do chuveiro não permanece por lá. Mas são tudo situações que o seu designer e arquiteto te irão explicar e que na hora de executar em obra não convém esquecer.  

 

6- Chuveiro de teto

A experiência de duche com chuveiro de teto é muito relaxante. As bichas de chuveiro podem sempre existir como complemento ao banho em si, mas ter um chuveiro de teto que cai exatamente na vertical é como estar a tomar banho na chuva. 

Sabemos que existem modelos extraordinários que arrasam com o orçamento de qualquer projeto de reforma, mas já existem no mercado opções que valorizam esta experiência de forma bastante satisfatória e que são bastante acessíveis. 

 

7- Equipamentos com redução do consumo hídrico

Os diversos fabricantes oferecem produtos que promovem a redução do gasto de água sem prejudicar o desempenho do equipamento. 

Se você se preocupa com o planeta, a adopção de dispositivos hidráulicos mais eficientes  e tecnologias inovadoras que controlem a pressão e o gasto de água, como são exemplos as torneiras e chuveiros com reguladores, aplicação de redutores de caudal aos dispositivos existentes, autoclismos com volume de descarga reduzido/controlado, torneiras temporizadas, entre outros

 

8- Equipamentos e Acessórios enquadrados 

A seleção de equipamentos com cor, como se tem aplicado muito, o negro mate, o dourado escovado ou o cobre acetinado, são apostas vencedoras numa casa de banho onde o estilo dos restantes elementos acompanha a mesma linguagem. Aqui importa referir que se adopta um cor para os elementos metálicos, como por exemplo as torneiras pretas, então a escolha dos acessórios, como o porta-rolos, os toalheiros, os elementos metálicos do resguardo de duche devem todos ser enquadrados na mesma cor. A tendência é a uniformização de cor dois elementos metálicos. 




 

9- Efeito Madeira

A colocação de madeira como apontamento no espaço da instalação sanitária é uma forma muito simples de imprimir um sentido de conforto a este espaço. Como material nobre que é, a madeira, é também necessário ter cuidado na forma como é aplicado no espaço. A sua correta especificação e desenho é algo que deverá ser atendido em fase de projeto. É inegável que o efeito madeira é uma tendência de design nas casas de banho. 

10- Menos é mais

E por último, mas não menos importante é o conceito minimalista no espaço com o mote “menos é mais”, onde a simplicidade de cores, texturas e desenhos pode ditar a remodelação do espaço. O facto de ser por norma o espaço mais reduzido do seu apartamento, integrar este conceito pode ser uma boa solução para garantir que a intervenção seja intemporal e serena. A colocação de muitos acessórios e eventualmente de vários armários pode tornar o ambiente pesado e incutir um sentido de cluttered o que pode não ser o que procura. Assim, a ideia de simplicidade tem sido muito bem aceite em projetos de remodelação e cada vez com mais seguidores. 

Compartilhe

Comente: 10 Design Trends para as Casas de Banho em Apartamentos